Especialidades

Check-Up Preventivo

É um exame feito com a utilização de uma câmera intra-oral de alta definição que aumenta em até 60 vezes o tamanho real das estruturas bucais (dentes, gengivas, língua, palato e mucosas) proporcionando um diagnóstico precoce. Exemplos: cáries, infiltrações, trincas, lesões, entre outras.

Implantodontia

A implantodontia visa restabelecer a função estomatognática, usando para isso Implantes dentários. Estes são suportes ou estruturas de metal ou porcelana posicionadas cirurgicamente no osso abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregam nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

Cirurgia

A área de cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, esta focada em trazer o bem estar não só na parte mais conhecida como extrações e pequenas cirurgias, mas o olhar especializado na função fisiologiaca da mastigação, isto é, avaliar e cuidar das fincões mastigatórias e articulares (Disfunçoes Temporo mandibulares), alterações de inter-relação entre os ossos que compõem a face, (ortognática), juntamente com área medica apropriar-se dos interesses dos pacientes unindo esforços entre o dentista e o medico.

Dentística

A dentística é a especialidade que cuida da função e estética dental através de procedimentos restauradores, educativos e preventivos. Os dois principais materiais restauradores usados atualmente na dentística são a porcelana e a resina composta, havendo variações na indicação de cada material com conseqüentes vantagens e desvantagens entre os mesmos.

Dentre os procedimentos restauradores que dispomos hoje em dia, destacamos: as lentes de contato, as restaurações de resina composta, as facetas de porcelana e de resina, e os blocos estéticos de porcelana ou de resina reforçada (cerômero).

Dentro dessa especialidade temos o clareamento que pode ser feito em casa sob supervisionamento do profissional, com a moldeira de silicone, ou o de Consultório, que são sessões feitas na clínica com tecnologia laser.

Periodontia

Periodontia ou periodontologia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

Ortodontia

A ortodontia e ortopedia facial é uma especialidade da odontologia em que o cirurgião-dentista, após o curso de graduação em odontologia, faz um curso que o habilita a registrar-se como especialista nesta área.

Esta especialidade, mundialmente conhecida apenas como Ortodontia, no Brasil sofreu um acréscimo no nome de forma a se diferenciar de outra especialidade, a Ortopedia Funcional dos Maxilares, e assim passou a ser chamada de Ortodontia e Ortopedia Facial. Entretanto, para os pesquisadores, não existe ortodontia sem bases ósseas corretamente posicionadas, e assim tal divisão se configuraria numa incongruência - pois a Ortopedia Facial é parte componente da Ortodontia.

A Ortodontia tem como finalidade posicionar corretamente os dentes, podendo ser realizada tanto em crianças quanto em adultos. Esse tratamento é possível porque a movimentação dos dentes com a ajuda de aparelhos ortodônticos independente do crescimento. Do nascimento à adolescência, essa especialidade atua supervisionando e orientando o crescimento dos ossos da face em conjunto com o nascimento e a troca dos dentes. As alterações no crescimento facial e no posicionamento dos dentes devem ser tratadas nessa fase para garantir ao adolescente e ao futuro adulto sorriso e rosto equilibrado (harmônico). Os aparelhos ortodônticos fixos podem ser metálicos, de porcelana ou de safira . Dentro dessa especialidade temos também o INVISALIGN, que é o que temos de mais moderno na ortodontia. Dr Marcus Vinicius é credenciado no sistema INVISALIGN em Brasília.

Odontopediatria

A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças. A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal.

Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros. A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.

A moderna odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta higiene bucal e ausência de hábitos nocivos, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.

DTM

A DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR (DTM) é uma doença pouco conhecida e, por mais curioso que pareça, a maioria dos provedores de saúde tanto da área médica quanto da área odontológica a desconhecem.

Muitos ainda acreditam que as DTMs tenham origem em causas anatômicas tais como assimetrias faciais, falta de dentes, dentes tortos entre outras. Algumas dessas teorias têm origem há mais de 100 anos. Apesar de que, com o passar do tempo ficou comprovado que não são mais verdadeiras, muitos ou por falta de estudo ou por conveniência de várias naturezas insistem em tratar seus pacientes tentando corrigi-las. Esses tipos de tratamentos geralmente são invasivos, irreversíveis, de longa duração, caros e na maioria das vezes resultam em insucesso.

O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio. Ele trata doenças e tumores da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias).

Além disso, é ele quem cuida dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários. Está apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores faciais (na ATM) e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. .

Harmonização facial

A mudança pode começar a partir da construção de um novo sorriso, afinal ele abre portas, estreita relações, e ocupa um local de destaque na sociedade. É impressionante como ele pode ter um papel transformador na vida de uma pessoa. O simples fato de ter uma gengiva exposta, por exemplo, pode causar no psicológico de uma pessoa questões sérias que comprometem outras áreas da vida. Por causa de todas estas questões que vão muito além da aparência, mas que trabalham com a autoestima, a estética do sorriso, e da face, vem sendo estudada de forma bem ampla pela Odontologia, indo além de procedimentos clássicos como clareamentos, implantes, aparelhos ortodônticos, e avançando para pequenos retoques na face com procedimentos minimamente invasivos e injetáveis, utilizando preenchedores com ácido hialurônico/PRF, e aplicações da toxina botulínica. O ácido hialurônico é uma substância encontrada no próprio organismo, e ele atua preenchendo o espaço entre as células, para que fiquem bem hidratadas. Já a toxina botulínica(botox) irá agir em determinados músculos, fazendo com que eles fiquem bem relaxados, equilibrando, consequentemente toda a face. Os efeitos destes procedimentos duram em média de 4 a 6 meses. A transformação do sorriso caminha junto com a harmonização das linhas faciais, um colabora com o outro no sentido de mudar realmente a vida de uma pessoa. Sentir-se bem interfere em fatos cotidianos que nem imaginamos, como tirar uma foto.

Quantas pessoas ficam com vergonha de sorrir, seja por causa de algum detalhe no dente, ou porque estão com uma ruga em um determinado lugar, enfim, são muitos os motivos para darmos cada vez mais abertura aos novos procedimentos, principalmente os menos invasivos, para chegarmos bem na maturidade, sem vergonha nenhuma de posar para a foto.

A bichectomia - procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha - tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público. De acordo com o Cirurgião Plástico e membro titular da SBCP, Eduardo Kanashiro, “a bichectomia é uma cirurgia usualmente estética com o objetivo de melhorar o formato facial através da diminuição da projeção das bochechas. É realizada por meio de uma incisão intraoral de 1 a 2cm, ao nível do segundo molar superior, sob anestesia local.

È um procedimento estético/funcional que visa à redução do volume das bochechas aumentando a evidência da proeminência zigomática e o contorno da mandíbula tornando a face mais harmônica e também propõe aumentar o corredor bucal diminuindo trauma em pacientes que costumam ‘morder’ a mucosa jugal. estética

Os procedimentos estéticos também podem ser utilizados para ajudar na conquista de um sorriso bonito e na melhora da sua autoestima e confiança para lidar com as mais diversas situações. Alguns deles são mais simples, como clareamento a gel, que pode ser feito em casa e por isso é um os métodos mais utilizados. Ele é feito com o intuito de melhorar a tonalidade dos dentes, deixando-os mais brancos. As lentes de contato dental ou lentes de contato de porcelana, são “proteções” coloridas projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência. As lentes de contato dental são coladas na frente dos dentes mudando a cor, formato, tamanho ou comprimento dos dentes normais. Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma.

É um tratamento estético rápido e não necessidade nem de anestesia. A espessura da peça protética é tão fina (varia de 0,2mm a 0,4mm de espessura) que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental. As facetas de porcelana são um meio rápido de conseguir um lindo sorriso e esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços. Mas as facetas são um tratamento irreversível, de modo que sua colocação envolve uma grande decisão.

Antes de a pessoa e o dentista decidirem se o procedimento é correto para essa pessoa, é importante ter as informações corretas sobre facetas, o custo e a melhor maneira de cuidar delas. .

Endodontia - Tratamento de Canal”

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.